sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Imagens impressionantes Por dentro do corpo humano

Viaje por dentro do seu corpo através destas quinze imagens. As imagens foram feitas usando um microscópio eletrônico. Este tipo de microscópio utiliza feixes de elétrons que interagem com os átomos da borda dos objetos a serem escaneados aumentando-os de 25 vezes (a capacidade de uma lupa) a 250.000 vezes, como resultado, traz imagens de altíssima resolução como as que serão mostradas neste post.


Hemácias1hemaceas

Nessa foto, temos a impressão de olharmos para um monte de balas, mas na verdade, olhamos para o tipo de célula mais comum do corpo humano. As hemácias tem como função transportar oxigênio por todo seu corpo. Ao nível do mar, mulheres tem de 4 a 5 milhões delas por mm³, homens de 5 a 6 milhões aproximadamente.


Cabelo2cabelo

Além da estética, o cabelo apresenta no nosso corpo a função de isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. A imagem acima  retrata a ponta de um cabelo.


Neurônios3neuronios

Tudo no seu corpo e tudo aquilo que você pensa e faz é controlado por intérmedio deles. No cérebro de um ser humano saudável, são encontrados aproximadamente 100 bilhões deles. Esse número vai diminuindo no decorrer da vida, principalmente se a pessoa faz uso constante de álcool, cigarro e drogas (algumas não precisam de uso constante para dizimar os neurônios aos milhões).


Célula capilar da orelha4celulacapilar

Imagine poder olhar sua orelha bem de perto. É isso que você veria. Estas células são as responsáveis pela aderência de finissímos fios de cabelo que detectam o movimento provocando pelas vibrações das ondas sonoras.


Nervo Ocular5nervoocular

O nervo ótico é cego, pois nele não existem receptores de luminosidade, mas é através deles que a sensação da visão é passada para o seu cérebro. A imagem a cima retrata os vasos sanguíneos que nutrem o nervo (em preto na imagem).


Língua e papila gustativa6lingua

A imagem mostra uma papila gustativa e o pedaõ da língua que a cerca. Na sua língua existem aproximadamente 10.000 papilas gustativas. São elas que detectam se um alimento é doce, azedo, salgado ou amargo.


Coágulo7coagulo

Lembra-se da imagem que mostrava as hemácias de maneira uniforme? É nisso que uma hemácia se transforma quando é capturada numa rede pegajosa (de fibrinogenio) para ajudar a formar um coágulo. A célula branca é um leucócito (célula de defesa do corpo).


Alvéolos Pulmonares8alveolos

Esquisito né? Mas é por causa do alvéolo que as hemácias tem oxigênio para transportar pelo seu corpo. É nessa estrutura estranha que ocorrem as trocas gasosas do nosso corpo, aquela história de sai gás carbônico, e entra oxigênio, lembra?


Intestino Delgado9intestino

As vilosidades aumentam a superfície de contato do intestino delgado, ajudando a aumentar a absorção dos nutrientes dos alimentos.


Zigoto10zigoto

Aqui um óvulo fecundado, ovo ou zigoto. A membrana representada em roxo, é a zona pelúcida, e em vermelho, células coronárias.


Espermatozóides tentando entrar em um óvulo11espermat

Aqui estão espermatozóides tentando fecundar um óvulo já fecundado.


Embrião Humano12embriao

Parece o fim do mundo, mas é um enbrião humano que foi fecundado a 5 dias. O embrião e os espermatozóides estão em rosa, a cauda dos espermatozóides em verde e o azul são as junções comunicantes (gap), aquelas que formam conexões entre as células.


Embrião com 6 dias de idade13embriaocom3dias

E o ciclo da vida se repete. Nesta foto, um embrião humano com 6 dias de idade está começando a etapa em que se “implanta” no endométrio, camada de tecido que recobre o últero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Pesquisa personalizada