quinta-feira, 3 de junho de 2010

Designers gráficos criticam o logo da Copa 2014

Profissionais devem adotar posição conjunta sobre a escolha da Fifa

Logo da Copa 2014 é "lamentável", diz Wollner

Vários leitores deste blog manifestaram sua decepção com a marca escolhida pela Fifa para a Copa do Brasil. Além de críticas sobre o logotipo, restam dúvidas sobre o processo de escolha, envolto em grande "mistério": Até agora, por exemplo, não se sabe quem são seus autores, ou mesmo se seriam brasileiros ou não. Sobram ressalvas também quanto ao critério da entidade para escolha dos "notáveis" que julgaram os trabalhos (ver matéria na sequência).

"Um ato de vergonha"

O renomado designer Alexandre Wollner, um dos precursores do design moderno brasileiro, criador de logotipos que se tornaram ícones da cultura visual do país, como os das empresas Itaú, Philco e Hering, resumiu em uma palavra seu espanto com o logo: "É lamentável".

Wollner fez a seguinte análise do logo: "Em cores, parece uma cara coberta pela mão num ato de vergonha; horrível. Não é uma marca, é uma ilustração de um artigo "a vergonha do brasil" (de ter perdido o campeonato)! Os 'notáveis' devem ter comparado com outros desenhos de baixo nível". E finaliza, surpreso: "Mas afinal, quem participou do concurso?! Teve concurso?". Wollner ainda manda um recado aos 'notáveis", para que imitem o ato de vergonha por terem escolhido este desenho.

Entre os designers brasileiros, o caso gerou decepção e polêmica, já que havia um acordo entre a ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) e a Fifa para que o processo de definição das marcas da Copa de 2014 fossem coordenadas pela entidade brasileira. Os profissionais da área decidiram reunir-se para tirar uma posição conjunta da classe. Não percam o próximo capítulo.


Logo colorido da Copa 2014 foi escolhido por "notáveis", diz site

Paulo Coelho, Niemeyer, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen, Hans Donner e outros escolheram a marca.

A versão colorida do logo da Copa 2014 foi divulgada pelo site “Globoesporte.com”. Nas cores verde, vermelho e amarela, o desenho é uma representação estilizada da taça do mundo, formada por três mãos que se entrelaçam para adquirir o formato do troféu.

A imagem em preto e branco foi revelada pelo site “IG”. Tanto esta versão quanto a versão colorida foram registradas pela Fifa no HOMI (Office of Harmonization for the Internal Market), escritório de registro de marcas e patentes da União Europeia, já que a Fifa tem sede em Zurique, na Suíça. O responsável pelo registro é o escritório francês Richard A. Buchel, que também trabalha com propriedades da Uefa (União Europeia de Futebol).

Segundo a agência “Gazeta Press”, o logo foi escolhido por uma equipe de notáveis formada pelo presidente do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Ricardo Teixeira, o secretário da Fifa, Jerome Valcke, Oscar Niemeyer, Paulo Coelho, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen e Hans Donner. Ainda de acordo com a agência, outras seis imagens fizeram parte da votação.

A oficialização do logo só vai acontecer em 8 de julho, a três dias da final da Copa, em um evento oficial da Fifa na África do Sul. Até esta data a Fifa não permite ao COL qualquer promoção relacionada ao Mundial do Brasil.

“Sem Brazil”

A diferença do logo colorido é o que não traz escrito o nome do Brasil. Na versão anterior, o país-sede do Mundial de 2014 vinha grafado com a letra “z” logo abaixo da taça.

Em enquete levada ao ar ontem pelo Portal 2014 (http://www.copa2014.org.br/), 68% dos leitores não gostaram da marca desenvolvida para a Copa. Outros 19% gostaram do design, mas não de o Brasil vir escrito com “z”. Para 12%, o desenho é “lindo” e representa a “cara do Brasil”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Pesquisa personalizada